FANDOM

PlanejamentoEditar

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

O estabelecimento de um planejamento estratégico envolve cinco atividades:

  • Definição da missão corporativa.
    PlaEst.jpg

    Passos para um planejamento estratégico

  • Análise da situação.
  • Formulação de objetivos.
  • Formulação de estratégias.
  • Implementação, Feedback e controle.

Definição da Missão CorporativaEditar

O plano estratégico de uma empresa, para melhor entendimento, pode ser esclarecido em 5 informações essenciais:

  • Intenção do Negócio: Explicitação do âmbito de atuação da organização (Centrada no benefício);
  • Missão: É o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais;
  • Visão: É o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretende ir"?;
  • Valores / Princípios: São o conjunto de sentimentos que estruturam, ou pretendem estruturar, a cultura e a prática da organização;
  • Intenção Estratégica: A intenção estratégica deve representar um objetivo/desafio, para os próximos 10 anos, que esteja além dos recursos e capacidades atuais da empresa.

Análise da SituaçãoEditar

Na análise da situação se consideram os dados históricos relevantes sobre o mercado, a empresa e o produto. Faz-se uma análise de como o composto mercadológico tem sido usado, e têm-se uma visão de como a concorrência tem atuado. Várias são as ferramentas para analisar a situação atual de uma empresa:

  • Diagrama de Foco Competitivo: tabela que mostra o foco atual da empresa (em qualidade, atendimento, eficiência, etc.), e o foco pretendido;
  • Tabela SWOT: é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados. Forças e fraquezas são variantes internas da empresa, enquanto que a análise das ameaças e oportunidades referem-se as variantes externas.
  • Matriz de Relacionamento: ferramenta de análise do relacionamento com clientes, fornecedores, acionistas, etc. É possível analisar qual a importância dada pela empresa a cada relação e também a importância recebida pelos parceiros. Monta-se a situação atual e a situação pretendida com o planejamento.

Formulação de ObjetivosEditar

Os objetivos traduzem os resultados essenciais a atingir pela organização no cumprimento da sua Missão e de forma que permitem atingir a Visão que tem, escreveu e comunica. Os objetivos são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa pretende alcançar num determinado espaço de tempo, devem ser desdobrados a partir da visão da empresa e funcionar como condutores do caminho da visão. Funcionalmente, os objetivos precisam de ser transformados em metas, que são fragmentos de um objetivo.

Formulação de EstratégiasEditar

A partir das análises feitas anteriormente, é enfim definido quais são as estratégias e metas que serão tomadas pela empresa. Para cada estratégia, é interessante definir sua prioridade e quais serão os setores envolvidos.

Muitas vezes, uma boa opção pode ser simplesmente manter a estratégia atual em vigor.

Implementação, Feedback e ControleEditar

Feita as estratégias, começa-se a pôr as metas em prática, sempre avaliando os resultados obtidos para ver se é realmente necessário continuar adotando tais práticas ou elas devem ser substituídas.

O uso do planejamento estratégico traz os seguintes benefícios as empresas:

  • Analise e geração a mudança
  • Traço de vias de desenvolvimento coerente
  • Melhora dos resultados da empresa
  • Permite a integração da empresa
  • Instrumento de aprendizagem
  • Instrumento de análise global

ReferênciasEditar

LinksEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória