FANDOM

Papel Estratégico da TI nas OrganizaçõesEditar

O grande objetivo das empresas é visualizar na necessidade do mercado a oportunidade de crescer e ter um diferencial competitivo frente aos concorrentes. Com isso, a TI se tornou uma das ferramentas para alcançar esse crescimento, auxiliando nos seguintes objetivos organizacionais:

OBJETIVO DEFINIÇÃO USO DA TI
Excelência operacional Resultados melhorados com maior lucratividade.

Sistemas e tecnologias que agilizam o acesso a informação.

Inovação Criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio. Os sistemas e as tecnologias permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócio.
Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Clientes melhores atendidos serão clientes mais fiéis e relacionamentos mais estreitos com fornecedores permitem custos mais baixos. Armazenamento de grandes volumes de dados e integração das informações.
Melhor tomada de decisão Dados inoportunos ou inúteis obrigam os gerentes a trabalhar com suposições. Dados em tempo real.
Vantagem competitiva O alcance dos objetivos anteriores leva a vantagem competitiva. Todos os anteriores.
Sobrevivência Se manter no mesmo ritmo dos concorrentes, atendendo às regulamentações governamentais. Sistemas de informação se tornam imprescindíveis no dia-a-dia (exemplos: notas fiscais, cobranças bancárias, etc.).

O papel da TI nas empresas, além de servir como suporte aos processos organizacionais, passa a ser também estratégico. Assim, uma empresa pode utilizar os recursos tecnológicos que dispõe para antecipar ou mesmo responder de forma mais ágil às mudanças em seu ambiente, garantindo uma sobrevivência a longo prazo e proporcionando uma aprendizagem contínua, compartilhamento de problemas e idéias na busca de soluções, colocando consequentemente a empresa em patamar diferenciado em relação à concorrência. Para isso, é importante que a gestão de TI seja contínua dentro de uma empresa, e flexível as mudanças estratégicas e também as mudanças de tecnologia.

Img01.gif

Formas de Uso da TIEditar

Vários são os tipos de sistemas que podem ser usados na estratégia de uma organização:

  • Sistemas de gestão: são conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), servem para introdução de dados, permitindo maior agilidade na visualização e no acesso as informações;
  • Sistemas de suporte à decisão: sistemas que utilizam o conceito de "Data Mining", onde os dados da empresa são "minerados" em busca de informações importantes, padrões ou dados relacionados.
  • Sistemas de apoio: sistemas que permitem a seleção de informações e o cruzamento com base nos fatores críticos de sucesso. Dados são apresentados em tempo real, e por isso, são precisos.
  • Internet: a internet permite aos executivos monitorarem o andamento de suas empresas em qualquer lugar do mundo a baixo custo. Permite uma fácil comunicação com clientes e fornecedores além de facilitar a comunicação dentro da própria empresa.

LinksEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória