FANDOM

Governança de TIEditar

O termo Governança de TI significa controlar, otimizar, mensurar e entregar resultados em um ambiente técnológico para o cliente. Outra definição encontrada em livros e artigos é que a Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização.

DecisõesEditar

De acordo com Weill e Ross (2005), a governança de TI especifica as decisões e as responsabilidades para melhorar o desempenho da área de TI, promovendo transparência nos negócios, alinhamento estratégico e controle dos processos, através de uma matriz de arranjos:

Matrizgovernanca.jpg

Matriz de governança de TI

Onde:
  • Grupos ou arquétipos que tomam decisões: monarquia de negócio (altos gestores), monarquia de TI (especialistas em TI), feudalismo (cada unidade de negócio toma suas decisões), federalismo (combinação entre o centro corporativo e as unidades de negócios), duopólio de TI (o grupo de TI e algum outro grupo) e anarquia (tomada de decisão individual ou em pequenos grupos de forma isolada).
  • Decisões a serem tomadas: princípios de TI (papel da TI perante o negócio), arquitetura de TI (definição de requisitos de padronização e integração), infraestrutura de TI (parte física, entregue em forma de serviços para prover suporte aos sistemas), necessidades de aplicações de negócio (preocupação com as aplicações empresariais que devem ser adquiridas ou desenvolvidas internamente) e investimentos em TI (decisões de como e onde investir em TI).

BenefíciosEditar

Várias são as vantagens em executar uma governança de TI. Algumas destas vantagens são:

  • Garantir controles efetivos;
  • Ampliar os processos de segurança;
  • Minimizar os riscos;
  • Ampliar o desempenho;
  • Otimizar a aplicação de recursos;
  • Reduzir os custos;
    Modelodegovti.jpg

    Modelo de Governança

  • Suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar a TI aos negócios.

FerramentasEditar

Várias são as ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar na governança de TI:

  • BPM;
  • CMMI;
  • COBIT;
  • ITIL;
  • ISO 27001;
  • PMBOK.

ReferênciasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória