FANDOM

Gestão IntegradaEditar

Gestão integrada, nada mais é a integração de diversos sistemas de gestão com o objetivo de implementar suas políticas e atingir seus objetivos de forma mais eficaz. Alguns benefícios de uma gestão de integraçaõ são:

  • Melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
  • Economia de tempo e custos;
  • Fortalecimento da imagem da empresa;
  • Satisfação dos clientes, funcionários, fornecedores e investidores;
  • Prevenção de falhas;
  • Benfeitorias nas esferas social e ambiental da empresa.

Pensamento SistêmicoEditar

Uma das bases para uma boa gestão de integração de processos é o pensamento sistêmico.

Pensamento sistêmico nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. É a capacidade que uma pessoa adquire para avaliar os acontecimentos ao redor e suas possíveis implicações a fim de criar uma solução única que possa contemplar as expectativas de todas as partes envolvidas. Isso diz respeito aos aspectos pessoais, profissionais e econômicos do ser humano.

Os fundamentos do pensamento sistêmico são:

  • Domínio Pessoal: quanto mais se expande a capacidade pessoal para obter os resultados desejados, maior a probabilidade de se criar um ambiente favorável ao engajamento das pessoas para o alcance das metas escolhidas.
  • Modelos Mentais: não existe nada que não possa ser questionado, modificado, repensado ou reorganizado, portanto, deve-se esclarecer e pensar em como melhorar continuamente a maneira das coisas para moldar também as decisões.
  • Visão compartilhada: estabelecer uma visão é fácil, mas compartilhar essa visão e conquistar o engajamento do grupo em relação ao futuro que se deseja criar é um desafio.
  • Aprendizado em equipe: transformar aptidões coletivas e fazer com que as equipes desenvolvam capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais é o grande desafio dos líderes.

Uma das maiores dificuldades para a criação e a manutenção do pensamento sistêmico é o alto índice de rotatividade nas empresas. Por outro lado, a rotatividade torna-se elevada quando a empresa não faz a mínima ideia ou não compreende a importância do pensamento sistêmico, portanto, forma-se aqui um círculo vicioso.

ReferênciasEditar

LinksEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória