Wiki Gestão de TI
Advertisement

PETI[]

O Planejamento Estratégico de TI (PETI) objetiva garantir que as metas e objetivos da TI estejam totalmente vinculados aos objetivos do negócio e as metas da organização. Ou seja, o planejamento estratégico da TI deve estar alinhado com o planejamento estratégico da organização. O PETI é um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente os sistemas de informação e a infra-estrutura de TI necessários para o atendimento das decisões, ações e respectivos processos da organização
Apesar de tratar os recursos de TI, o PETI é diferente do antigo Plano Diretor de Informática (PDI) que focava seus esforços na utilização dos recursos tecnológicos em si e não nos aspectos empresarias e do alinhamento entre o negócio e a TI .

O modelo abaixo, proposto por Henderson e Venkatraman, sugere como TI pode estar alinhada com o negócio da organização. O modelo possui quatro domínios que são analisados sob o ponto de vista da integração funcional e sob o ponto de vista da adequação estratégica. Existem três entidades que definem como o alinhamento deve ser realizado. A âncora é quem viabiliza a transformação dos outros domínios. O pivô é a área problema fonte de desalinhamento e o Impacto é a área que será afetada. (âncora-pivô-impacto).

Análise da TI[]

Para a execução do PETI, é necessário fazer várias análises sobre a área da TI da empresa. Algumas análises a serem feitas são:

  • Definir Requisitos de TI: para cada ação estratégica definida pela empresa, a TI deve analisar qual será o seu foco para auxiliar na realização daquela ação;
  • Identificar Fatores Críticos: para cada fator crítico de sucesso, a TI deve pensar em focos e objetivos que ela deve realizar para alcançar esses fatores;
  • Foco: assim como é feita com a empresa, é interessante que a área de TI também tenha definida sua missão, visão, princípios/valores, intenção de negócio e objetivos estratégicos, de forma a mostrar para seus fornecedores e também para toda a empresa qual é o foco da área;

Maturidade de TI[]

Outra questão muito importante a ser analisada é verificar qual o nível de maturidade da área de TI. O nível de maturidade do setor de TI de uma empresa ajuda a definir como a organização está lidando com seus recursos tecnológicos, facilitando assim a identificação de seu estágio atual e o seu estágio pretendido. Várias são as classificações que podem ser usadas para definir esse nível. A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) define cinco níveis sucessivos para a área de TI:

  • Nível 0 - Caótico: neste nível a TI tenta sobreviver às demandas diárias da organização. (Base de dados não unificada, várias centrais de atendimento tentando atender uma demanda maior que sua capacidade).
  • Nível 1 - Reativo: neste nível a empresa apresenta um certo grau de organização visando à redução de problemas, já apresentando padrões e bases de dados unificadas. No entanto ainda age de forma reativa, sem nenhuma preocupação com o que pode vir a acontecer futuramente.
  • Nível 2 - Proativo: este nível é considerado bastante satisfatório para a grande maioria das empresas, este nível é alcançado quando o setor é capaz de controlar completamente os seus sistemas e equipamentos (com registros detalhados e atualizações sofridas), quanto as alterações (histórico de troca de equipamentos de hardware e software). Quando a empresa encontra-se neste nível ela é capaz de planejar e prever possíveis falhas, elevando significativamente a disponibilidade de seus sistemas.
  • Nível 3 - Serviços: é nível mínimo para as empresas do ramo financeiro e telecomunicações, pois estes setores são altamente dependentes dos sistemas de informática. Ela caracteriza-se por exigir o completo e detalhado planejamento de capacidade dos recursos de acordo com o crescimento da empresa, podendo a área de TI comprometer-se junto a seus usuários com Níveis de Serviço SLA (Service Level Agreement) contratados entre eles.
  • Nível 4 - Valor: o nível 4 é identificado quando o setor de TI de uma empresa, está efetivamente a serviço das estratégias de negócio da organização, capaz não só de entregar serviços de alta qualidade, como também ajuda a empresa a conseguir melhorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes e ainda oferece recursos tecnológicos para aproveitar oportunidades de negócio.

Algumas das Principais Ferramentas[]

  • Cobit;
  • Framework Val IT;
  • CMMI;
  • PMI;
  • ITIL;
  • ISO 20000;
  • Seis Sigma;
  • FrameWork TOGAF;

Referências[]

Advertisement